Madre Anastasie

Madre Anastasie
" O essencial é a intimidade com Deus." Madre Anastasie

Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil
Esse blog deseja ser um canal de comunicação com as jovens que desejam ingressar na Vida Consagrada Dominicana. Somos a Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, presente no mundo há mais de 160 anos e no Brasil há 127 anos.

segunda-feira, 14 de março de 2011

VOCAÇÃO: O QUE É?


A palavra “vocação” refere-se sempre ao ato de chamar, de escolha e de disposição para algo ou para alguma missão. Vocação é um grande chamado que Deus faz a cada um de nós, seus filhos e filhas, que requer uma resposta. 
É um Dom, é graça, é eleição cuidadosa que necessita ser cultivada. Deus nos chama:


VOCAÇÃO À VIDA

É a vocação fundamental do ser humano, a partir da qual a pessoa realiza todas as outras. 
É o primeiro momento em que Deus manifesta o seu amor: ele cria cada pessoa à sua imagem e semelhança (Gen1,26.) e o torna co-participante do seu projeto de criação.




Vocação à Santidade

Como filhos e filhas de Deus, cada pessoa humana é convidada a assumir no dia a dia o jeito de ser de Deus, vivendo como Jesus Cristo viveu: “sede santos como o Pai Celeste é santo”. (Mt 5,48)

Vocação ao Serviço

A resposta ao chamado de Deus se concretiza no serviço ao próprio Deus e aos irmãos, através dos caminhos:

Vocação Religiosa Consagrada
Os(as) religiosos(as) são chamados a testemunhar Jesus Cristo e os valores evangélicos do Reino de Deus vivendo numa consagração total, através dos Votos de pobreza, obediência e castidade. Têm como missão: ser sinal profético do Reino de Deus no mundo, segundo o carisma e espiritualidade própria de cada Congregação ou Ordem Religiosa.

Vocação Leiga
Os leigos casados/solteiros são chamados a ser presença de Jesus Cristo vivendo o Evangelho em todas as realidades da sociedade. São convidados a partilhar seus dons e carismas, servindo nos diversos ministérios nas Comunidades.

Vocação Sacerdotal
O sacerdote (padre) é um homem chamado por Deus do meio do povo, para estar a serviço do povo. Ele ministra a Palavra de Deus e o perdão. É ele que preside a Eucaristia. Atua nas Paróquias, anima as Comunidades, pastorais e movimentos. Ele é sinal da presença de Jesus, “o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas”. (Jo 10,10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário