Madre Anastasie

Madre Anastasie
" O essencial é a intimidade com Deus." Madre Anastasie

Quem sou eu

Minha foto
Porto Nacional, Tocantins, Brazil
Esse blog deseja ser um canal de comunicação com as jovens que desejam ingressar na Vida Consagrada Dominicana. Somos a Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, presente no mundo há mais de 160 anos e no Brasil há 127 anos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Oremos:

Oração dos jovens pelas vocações

Senhor Jesus Cristo
foi com muito amor
e depois de muita oração
que escolhestes e chamastes os Apóstolos
para Vos servir em Vossa Igreja.

Também eu
com muito amor e com muita insistência
Vos faço esta oração:
Chamai muitos jovens,
rapazes e moças,
para o serviço da Vossa Igreja.
Distribuí com generosidade entre a juventude
a graça da vocação familiar, presbiteral,
a vida consagrada e missionária.

Mostrai também a mim
qual o caminho de vida que devo seguir,
e que ministério posso assumir,
para melhor servir o Povo de Deus.
Senhor, podeis confiar em mim;
eu também confio em Vós. Amém. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

ENCONTRO DAS EQUIPES VOCACIONAL DA FAMILIA DOMINICANA

               


 “A Ordem precisa de homens e mulheres jovens, corajosos e alegres, que nos ajudem a fundar em lugares novos, a refundar em outros, e a criar novas maneiras de pregar o Evangelho”. (Frei Timothy Radcliffe OP).


       Foi nessa perspectiva que cada promotor vocacional, provinciais, representando quase todas as congregações da família dominicana no Brasil, assim como a fraternidade leiga e o movimento juventude dominicana (MJD), fez presença, refletiu, discutiu, e tomou iniciativas para melhor cativar e apresentar o carisma de São Domingos aos jovens que desejam acolher a missão de Jesus Cristo com a mesma dedicação e coragem de nosso pai, num encontro ocorrido entre 23 e 25 de março na cidade de Uberaba – MG, no centro pastoral São Tomás de Aquino, das irmãs dominicanas de Monteils. Para assessorar essa reflexão e as discussões de grupo, contou-se com a participação de Ir. Clotilde (Irmãs Apóstolas), que com muita competência, apresentou o contexto da vida dos jovens (aspirações para o futuro, impasses, descobertas, amores, etc.) através do filme “As melhores coisas do mundo”, e um material com base nas conjunturas sociais dos sécs. XX e XXI, nos quais o rápido avanço tecnológico foi o ponto destacado. Terminada a explanação da assessora, partiu-se para as questões práticas: os frutos colhidos nos trabalhos de grupo serviram de base para que fossem traçadas as coordenadas necessárias para um eficaz empreendimento, por parte de cada congregação e ramo da ordem, nas redes sociais, quanto à promoção vocacional. O jovem Diego do MJD de São Paulo contribuiu com sua experiência profissional nessa área no esclarecimento de dúvidas e dicas de como proceder eficazmente na elaboração de um material comum da Família OP que realmente possibilite o descobrimento da identidade do vocacionado que venha a procurar a Ordem. Enfim, o encontro foi muito válido, dado o empenho e participação ativa de cada um dos presentes, além do ambiente muito fraterno que possibilitou uma agradável interação daqueles que compartilham do mesmo ideal de São Domingos no anúncio da Verdade.